Treine seu cérebro para um consumo consciente

Escolhas inteligentes fazem bem ao meio ambiente e ao bolso

O caminho para um verdadeiro consumo consciente, que passa a crescer cada vez mais como uma forma de poupar dinheiro e recursos, depende de hábitos de reeducação. Pais, professores e cidadãos podem ensinar o valor do consumo consciente e contribuir para o futuro das próximas gerações, além de buscarem treinar os próprios anseios para corrigir condutas de consumo inadequadas. 

Quando o assunto é repensar a atitude do consumo, as perguntas mais importantes são: além do preço, o que você leva em conta na hora de adquirir um produto? Já parou para pensar na cadeia de produção e no impacto ambiental causado?

Essas e outras questões passam pela formação do pensamento de consumo consciente e podem transformar sua conduta.

Treine sua mente para um consumo consciente

Que preservar o meio ambiente é importante, todo mundo já sabe. Agora, será que você já parou para pensar na origem dos produtos que você consome? Junto com o aumento da consciência ambiental das pessoas, tem crescido o mercado dos produtos sustentáveis: óculos, capas para celular, relógios e roupas já fazem parte da “moda verde”.

O consumo consciente é uma meta a ser perseguida principalmente após o ano que vivemos na pandemia. A perda de empregos, a alteração inédita em nosso convívio social e as medidas restritivas que dominaram o mundo devem ser razões para reflexões mais profundas sobre como podemos ser mais conscientes com nosso planeta e em relação aos recursos dele.

Este preceito está totalmente relacionado a como nosso consumo financeiro afeta a qualidade de vida de todos, devendo ser prioridade na hora de comprar, além da análise de necessidade essencial ao controle financeiro.

Para alcançar o equilíbrio, o melhor caminho é treinar a mente: comprar o que é preciso e respeitar iniciativas de proteção ambiental podem ajudar o planeta e seu bolso.

Repense seus hábitos de consumo já!