Priorizar dívidas pode auxiliar no processo de organização financeira

Entenda como limpar seu nome e sair das dívidas

Basear-se em regras, métodos ou desafios se mostrou um caminho eficiente para quem busca organização financeira. É possível notar que muitas das estratégias sugeridas por especialistas indicam o controle de dívidas como fator indispensável e, em alguns casos, primário. 

Por isso, na hora de se pensar numa eficiente redução de gastos e aproveitamento financeiro, é primordial nivelar as dívidas, colocando-as de volta sob seu controle.

Caneta e papel

Os clássicos não morrem. Mesmo que pareça ultrapassado, utilizar caneta e papel na hora de mapear gastos é extremamente eficiente. 

Segundo o investidor Thiago Nigro, escrever cada gasto à mão te ajuda a compreender e refletir sobre ele: você é levado a se questionar sobre a necessidade de tal gasto, compreendendo se ele é realmente necessário ou não.

Caso o gasto já tenha se tornado uma dívida que você não consegue pagar, utilize a caneta e papel para encontrar a fonte e entender como ela se tornou a dívida que é hoje.

Pagamento da dívida

Após realizado um mapeamento, você já é capaz de identificar qual o maior mal financeiro que perturba suas economias. Se possível, pague à vista e limpe seu nome. 

Mas, não se preocupe caso o pagamento à vista não seja uma possibilidade no momento. Independente da dívida, você pode solicitar um parcelamento acessível ao seu bolso.

Livre-se dos cartões de crédito

Quando se fala de dívida, os cartões de crédito podem ser grandes vilões.

Por isso, é importante ter a menor quantidade possível deles e fazer um uso consciente e condizente com seus ganhos.

Entretanto, se você se considera um comprador compulsivo, busque se livrar de uma vez por todas dos cartões e opte por pagamentos à vista.

Independente de qual seja a sua forma preferida de lidar com suas dívidas, realizar registros e análises em todos os seus ganhos é fundamental para manter uma boa organização e controle financeiro. 

Busque ter uma reserva financeira à disposição e, sempre que possível, invista seu dinheiro!