Despesa de inverno: 4 dicas para a conta de luz não aumentar

Veja alguns hábitos que podem estar te prejudicando na hora de economizar

No período de inverno, costuma-se optar por comodidade. 

Pequenas coisas como tomar banhos quentes e longos, ou deixar o aquecedor ligado, para aquecer determinado ambiente, podem gerar um aumento significativo na sua conta de luz. 

Os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, como televisores, também são grandes vilões da sua conta de luz. Por isso, redobre sua atenção em casa e saiba se está gastando mais do que precisa. 

Se você quer evitar o aumento da sua conta de luz durante esse período frio, veja e ponha em prática as dicas que irão te ajudar a controlar melhor seus hábitos e economizar.

 

Muita atenção com chuveiros elétricos

Um chuveiro elétrico comum tem, em média,  potência de aproximadamente 5.500W. 

Em termos comparativos, pode-se dizer que, ao banhar durante 15 minutos em chuveiros elétricos, um gasto equivalente a 100 lâmpadas LED de 13W ligadas por uma hora é gerado. 

Por isso, ao banhar, utilize o chuveiro elétrico no modo morno ou verão e opte sempre pelos horários do dia que oferecem temperaturas mais agradáveis, para que, com isso, você possa evitar banhos longos e economizar.  

 

Cuidado com os aquecedores

Segundo o portal Exame Invest, o gasto com aquecedores pode representar 1/3 dos gastos com eletricidade em uma residência comum.

Para ter controle sobre isso, desligue o aquecedor após sentir que a temperatura ambiente está agradável. Além disso, priorize o uso quando estiver de fato no ambiente. Isso reduzirá drasticamente os gastos desnecessários com o consumo de energia.

Iluminação

Aqui vão duas dicas para te ajudar a controlar melhor a iluminação da sua residência.

Em primeiro lugar, veja se você ainda tem lâmpadas incandescentes em casa, pois este pode ser o momento perfeito para realizar a troca por lâmpadas LED. De acordo com a Enel, lâmpadas fluorescentes ou LED consomem 60% a menos de energia que as incandescentes. 

Em segundo lugar, pense em realizar um investimento a longo prazo na sua residência, pois detalhes arquitetônicos e recursos de design também podem te ajudar a economizar energia. Ao pintar a casa com cores claras e substituir as janelas comuns por janelas de vidro, você terá mais luminosidade no ambiente, e assim, poderá utilizar a luz natural durante a maior parte do dia.

Saiba como calcular o consumo de energia

Graças ao simulador online disponibilizado pela Enel é possível calcular a quantidade de energia consumida por cada cômodo da sua casa. Assim, você pode descobrir quais hábitos domésticos podem se tornar problemáticos no fim do mês. 

Para os consumidores que tiverem interesse em calcular o consumo elétrico, basta acessar o simulador em: https://enel-sp.simuladordeconsumo.com.br.