Pare de engolir emoções! Não externar sentimentos causa infarto

Aprenda a lidar com o que sente e tenha mais qualidade de vida

Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, analisou 304 mulheres, entre 40 e 60 anos, e constatou: internalizar problemas e principalmente emoções apresenta um risco aumentado de aterosclerose (estreitamento e enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de gordura).

Nenhuma das mulheres que participaram do estudo era fumante e todas responderam a perguntas sobre a frequência em que expressavam raiva ou colocavam as necessidades dos outros acima das suas próprias.

Saber identificar suas emoções e expressá-las adequadamente é um caminho para melhorar sua qualidade de vida e saúde mental. Confira abaixo algumas dicas para trilhar esse caminho:

Reconheça seus sentimentos: uma vez que você tenha detectado as emoções e sensações, terá que analisar o sentimento que isso provoca em você. Será útil saber quais sinais indicam. Procure fazer uma lista com todas essas emoções e o que fisicamente isso mostra delas.

Observe seu corpo: as emoções são regidas pelo sistema límbico e o nervoso autônomo, e são difíceis de manipular em um primeiro instante. Reserve uns minutos e deixe que a emoção se acalme para pensar com clareza sobre ela, e sobre o que você vai dizer.

Seja sincero: se na verdade você sente indiferença por essa pessoa, por que continuar tentando fazer com que ela goste de você?

Saiba escolher o momento: examine a situação e perceba quem está ao seu redor, esse é o melhor momento para uma conversa sincera?

Seja gentil: tom amigável, escuta afetiva, olhar a pessoa nos olhos e usar frases do tipo “Estou um pouco estressado”, em vez de “A situação na empresa me estressou”, dessa maneira evitará um confronto.

Visualizar e localizar as suas emoções é fundamental: você é a pessoa encarregada de lidar com seus sentimentos, sem reprimi-los, nem escondê-los, só sabendo que você deve expressá-los para se desafogar e ser compreendido.

Com informações de A mente é maravilhosa.

Tags: qualidadedevida saúde sentimentos

Veja mais